domingo, 24 de fevereiro de 2013

Comida congelada


Aqui em casa temos o costume de comprar carne para o mês,congelar e ir descongelando aos poucos e temos todos os tipos de carne: frango,peixe,carne vermelha,entre outras coisas mas será que congelamos alimentos da maneira correta??
(Um oi especial a minhas amigas Lisiane e Cassandra que me deram as dicas sobre compras para o mês,já que antes não tinha esse hábito.)

Ai vão algumas dicas que encontrei pelo nosso amigo Google...


Cada alimento, um procedimento
FRUTAS E VEGETAIS
Congelar frutas e vegetais não é tão econômico quanto fazer esses alimentos em conserva, mas retém mais nutrientes. A água presente em frutas e vegetais se expande durante o congelamento e quebra as paredes das células dos alimentos. Essa é a razão de algumas comidas congeladas ficarem com textura mole e encharcada. Para manter vegetais e frutas crocantes, eles devem ser congelados na parte inferior do freezer, sempre em quantidades pequenas. Outra recomendação para deixar as alterações sensoriais menos perceptíveis é usar essas frutas para preparar sucos e sobremesas e os vegetais em pratos cozidos, como recheios e jardineiras (salada de legumes bem picados).
Dica 1: para congelar frutas pequenas inteiras, como morangos, coloque-as lado a lado em uma travessa, limpas e secas. Depois de congeladas, passe-as para sacos plásticos, bem fechados. A técnica se chama congelamento em aberto e pode ser utilizada também para salsinha e cebolinha picadas.
Dica 2: vegetais precisam de um choque térmico antes de serem congelados, para prevenir a deterioração, preservar cor, sabor e textura. Os vegetais limpos devem ser submergidos em água fervente ou expostos ao vapor e em seguida mergulhados em água bem fria. Esse processo é conhecido pelo nome de branqueamento.
Dica 3: você evita o escurecimento de frutas e vegetais simplesmente pingando suco de limão — ou ácido ascórbico — nesses alimentos.
HAMBÚRGUERES, BIFES, FILÉS DE PEIXE E PESCADOS PEQUENOS
Estes alimentos congelados grudam uns nos outros. Para evitar que isso aconteça, separe-os com papel-manteiga ou filme plástico. Assim, você poderá descongelar apenas o que for usar.
SOPAS E SUCOS 
A regra de tirar todo o ar da embalagem não vale quando você congela líquidos. Eles se expandem no freezer e por isso é preciso deixar sempre cerca de 2 cm de espaço no saco plástico ou no pote.




SABER DESCONGELAR É FUNDAMENTAL

NUNCA DESCONGELE ALIMENTOS EM OUTRO LOCAL QUE NÃO SEJA SUA COZINHA: pode parecer estranho, mas há quem faça isso na garagem de casa, na lavanderia, na lava-louças ou em sacos plásticos para lixo. Esses métodos podem deixar a comida inadequada para consumo. Em viagens de carro, leve os alimentos dentro de uma bolsa térmica ou de uma geladeira de isopor.
HÁ TRÊS FORMAS PARA DESCONGELAR: no refrigerador (o mais indicado), na água fria (o menos indicado) e no microondas. O melhor é planejar antes e deixar o alimento no refrigerador de um dia para outro, ou até por dois dias ou mais, conforme o tamanho. Um peru, por exemplo, descongela cerca de 2,2 kg por dia, no refrigerador.
A CARNE PODE SER DESCONGELADA À TEMPERATURA AMBIENTE, DENTRO DA PRÓPRIA EMBALAGEM, OU NA GELADEIRA, DE UM DIA PARA O OUTRO: o tempo de descongelamento, por quilo de carne, é de 10 a 12 horas, na geladeira, e a metade disso fora dela.
DESCONGELAR NO MICROONDAS É MUITO PRÁTICO, MAS PODE INICIAR O PROCESSO DE COZIMENTO: por isso, nada de esperar: assim que descongelar, prepare o alimento em seguida.


3 DICAS INFALÍVEIS PARA NÃO ERRAR

1- CONGELE RAPIDAMENTE
Congelar os alimentos tão rápido quanto possível mantém suas qualidades. Também previne a formação daqueles indesejáveis cristais de gelo no produto. É que na hora de descongelar, esses cristais danificam o alimento, que perde seus sucos naturais, no caso da carne, ou deixam molhos com aparência talhada. O ideal é que um alimento de 5 cm de altura, por exemplo, congele completamente em cerca de duas horas.
2- DE OLHO NO TERMÔMETRO
Se o compartimento de freezer do seu refrigerador não consegue manter -17,8º C constantes (temperatura ideal para preservar os nutrientes), ou se a porta é aberta a toda hora, use-o apenas para estocar alimentos por curtos períodos de tempo. Especialistas aconselham a manter um termômetro dentro do freezer. Isso é importante, especialmente se no local onde você mora há cortes de energia ou se houver algum problema com o equipamento. Atenção: quando a temperatura oscila, a textura e a qualidade dos alimentos é prejudicada. Isso é muito comum em supermercados. Pegue a embalagem e apalpe: se o alimento estiver empedrado é porque foi descongelado e voltou a congelar.
3- EMBALAGEM É TUDO
Embalar corretamente o alimento ajuda a manter sua qualidade e evita que ele ‘queime’ no freezer. Quando isso acontece, o alimento não estraga, mas fica com manchas escuras, causadas pelo contato com o ar e pode perder sabor e aroma. Veja se não existem furos nas bandejas ou embalagens plásticas de alimentos congelados comprados no supermercado. Se não houver, pode manter o produto no freezer por duas semanas. Para períodos maiores, embale o produto novamente ou embrulhe em filme plástico. Certifique-se de usar fita selante (adesiva) própria para freezer — as outras não grudam quando congelam. Nunca, mas nunca mesmo, use sacolas plásticas de supermercado para congelar comida. Elas não são impermeáveis nem resistentes o suficiente para impedir que o alimento estrague. O mesmo vale para saquinhos plásticos usados para sanduíches, para o lixinho da pia ou sacos de lixo.

PRATICAMENTE TUDO PODE SER CONGELADO:
CARNES, AVES, PEIXES, PIZZAS, SOPAS, FEIJOADAS,
MASSAS, TORTAS, PÃES E LEGUMES, BEM COMO
MOLHOS, BOLOS, SALGADINHOS, DOCINHOS,
RECEITAS PRONTAS E PRÉ-PRONTAS.

Mas sempre temos as exceções:

Estes não são indicados para congelar
ALIMENTODEPOIS DE DESCONGELAR
Saladas cruas de repolho, pepino, endívias, alface, rúculaFicam ensopados, de cor escura (oxidam), perdem aroma e sabor
Batata assada ou cozidaAmolece demais, perde a textura, enruga, fica farinhenta
Espaguete cozido sem molho ou arroz cozidoFicam moles e com sabor de requentado
Clara de ovo cozida ou suspirosFicam borrachentos, moles demais, duros demais ou esponj
Gema de ovoPerde textura e costuma não se misturar bem com a clara ou com outros ingredientes de uma receita
Molhos à base de leite, iogurte, chantilly ou creme de leiteFicam talhados e aguados
Maionese ou molhos para saladasPerdem homogeneidade, a mistura se divide
GelatinasDesmontam
Sanduíches com geléiaO pão fica ensopado
Frituras (exceto batatas fritas e anéis de cebolas)Perdem crocância e ficam empapados
Doces com caramelo ou carameladosO caramelo amolece




Espero que tenha sido útil pois na vida tumultuada que ás pessoas tem ultimamente facilita muito ter o freezer cheio e com opções para um bom almoço ou jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário